A fase antes da Concepção


Não foi há muito tempo que percebi a importância, agora óbvia, do momento da concepção para toda a vida do bebé. Mas a importância da fase ANTES da concepção é ainda mais recente para mim.

E neste momento, pensam vocês, como isto é possível. "Toda a gente sabe que é preciso fazer análises sanguíneas e alguns exames específicos, caso haja indicação clínica, quando se quer engravidar, para garantir que está tudo bem."
Pois, certo. Isso eu também já sabia. O que eu não sabia era a importância de nos prepararmos não só fisicamente, mas também emocional e energeticamente.


Durante a formação de Doulas senti-me muito privilegiada por estar a ter acesso a tanta informação ainda antes de conceber. No entanto, não é comum uma mulher informar-se tanto e tão detalhadamente de tudo o que tem a ver com gravidez e parto ainda antes de estar grávida. Ainda assim, é curioso e MARAVILHOSO as mulheres que, ainda antes de estarem grávidas, já procuram o apoio de Doulas ;)
E eu, como Doula sortuda que estou a acompanhar mulheres nesta situação - Pré-Concepção, achei oportuno explicar um bocadinho o que podemos trabalhar e como nos podemos preparar para o momento de Conceber o nosso bebé. (E com este post, identifico-me bastante, já que também eu estou na fase Pré).

Então, começando pelos Cuidados Físicos:
> Tomar Ácido Fólico - todas as mulheres em idade fértil e com relação sexual activa, deviam tomar ;)
> Fazer exercício físico - preparando o corpo, mantendo-o activo e saudável
> Deixar vícios - tabaco, açúcar, café, alcoól
> Fazer consulta de Ginecologia/Obstetrícia e dizer ao médico quais são os planos ;)

E a nível emocional e energético? 
O que há a fazer?
Segundo a tradição do Kundalini Yoga, assim como o bebé nos escolhe para sua mãe, nós aceitamos ou não essa alma para ser o nosso filho. E por isso, temos alguma capacidade para atrair essa alma através da nossa consciência e do nosso campo radiante.  [fiz um post sobre a alma do bebé antes da concepção aqui]

Ainda que tudo isto possa parecer chinês para alguns, penso que é mais fácil se imaginarmos ímans em mútua atracção. Tal como os pensamentos positivos atraiem coisas positivas, uma pessoa holisticamente falando que esteja/seja positiva, radiante, alegre, feliz e consciente, é mais atrativa que uma pessoa triste, fechada, amargurada, stressada, etc etc. Faz-vos sentido?

Já não é novidade que as emoções não trabalhadas durante a vida, aproveitam muito mais facilmente a gravidez e o parto para virem ao de cima de cada uma de nós. Por isso, estando nesta fase Pré-Concepção, faz sentido fazer trabalho emocional, olhando para as nossas feridas com amor e com desejo de cura.

Fazer Yoga, e falo especificamente de Kundalini Yoga, ajuda bastante, ainda por cima porque há exercícios específicos que podem ser feitos para que a mulher possa ampliar o seu esplendor, elevar o espírito, tornando-o mais leve, mais fluído, mais feliz, desenvolver estilo de vida saudável, tornar consciente a respiração, relaxar, equilibrar o sistema nervoso e ajudar a transformar as emoções em devoção para permitir ao bebé que venha, experimentar uma viagem divina e maravilhosa dentro do útero.

Para além disto, faz-me sentido também partilhar convosco, o cuidado a ter com as relações sexuais no sentido de trazer consciência e amorosidade para a relação íntima e a dois. 
Lembrem-se de amar o vosso parceiro, de se sentirem amadas, de permitirem uma relação cúmplice e prazerosa, de dar e receber, de ter orgasmo e dar orgasmo. Imaginem o que é um bebé, fruto real do amor entre duas pessoas, ser concebido num momento como este? Num momento repleto de amor, de respeito, de diversão, de ousadia, de ENTREGA.

Divirtam-se muito e boa fase Pré-Concepção para todos!


P.S. Na Sementes d'amor - Centro de Preparação para o Parto, às Segundas e Quartas dou aulas de Kundalini Yoga! Informem-se e venham desafiar-se neste aventura que é a vida :)

Grata por estarem desse lado!

[mais aqui http://www.daleep.org/happy-mama-yoga/]

1 comentário: